quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Feito à mão: uma casa primorosa decorada por artesãos

Design valoriza o artesanato local e propõe uma nova forma de viver com menos impacto ambiental.
Fotos: Ishita Sitwala

Uma casa decorada com esculturas, tecidos e móveis produzidos por artesãos é certamente uma residência com alma. É um espaço que conta histórias e traz aconchego aos moradores. Unindo tradição e sustentabilidade, mas sem deixar de lado o design contemporâneo, o projeto residencial “Chá de Poejo” (Pennyroyal Tea) é um primoroso exemplo.

Desenvolvido pelo estúdio MOS, na costa leste de Tamil Nadu, na Índia, o espaço valoriza o artesanato local e ao mesmo tempo propõe uma nova forma de viver com menos impacto ambiental. Aproximadamente 80% dos móveis, luminárias e obras de arte foram criados sob medida para o projeto, de forma a reduzir ao máximo a geração de resíduos.

A personalização da casa feita por artesãos também permitiu que pudesse ser considerado o fim da vida útil dos objetos, possibilitando a reutilização ou reciclagem dos materiais, reduzindo assim a pegada de carbono, tanto na construção como na operação do espaço.
Foto: Ishita Sitwala

Foi priorizado ainda o uso de pedra natural e madeira maciça de origem local e livre de produtos químicos nocivos, garantindo o mínimo de impacto ambiental e a melhoria da qualidade do ar interno da residência. Segundo a OMS, passamos cerca de 90% do tempo em ambientes fechados, cuja qualidade do ar pode ser péssima. Tintas, vernizes, colas e plásticos são alguns dos componentes presentes dentro de casa que podem prejudicar a saúde e o bem-estar.

O projeto “Chá de Poejo” é fruto do trabalho de um coletivo formado por mais de 200 artesãos de diversas regiões da Índia. A criação coletiva da casa de artesãos se deu ao longo de dois anos e meio. Como uma tela viva, a residência também simboliza o empoderamento de comunidades locais, por meio da geração de renda, e a preservação de saberes tradicionais.

Foto: Ishita Sitwala

“O resultado é um ambiente imersivo e repleto de maravilhas que captura a riqueza da cultura indiana, ao mesmo tempo em que apresenta uma perspectiva contemporânea e revigorante”, afirma o estúdio MOS à imprensa. “Do intrincado piso de mosaico e instalações de latão aos móveis artesanais, cada elemento conta uma história de artesanato, cultura e cuidado com o planeta. O projeto serve como um lembrete duradouro de como o design pode elevar comunidades, honrar tradições e construir um futuro mais sustentável para todos”, conclui.


Fotos: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Fotos: Ishita Sitwala

Fotos: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala
Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala

Foto: Ishita Sitwala
Fonte: Ciclo Vivo


terça-feira, 12 de agosto de 2025

Como Deixar a Casa mais Aconchegante no Frio

Para tornar a casa mais aconchegante durante o frio, invista em cores quentes, tecidos macios, iluminação suave, tapetes e elementos naturais. Adicione mantas e almofadas em sofás e poltronas, utilize iluminação indireta e decore com madeira, cerâmica e plantas.

Dicas detalhadas:

Cores:
Opte por tons quentes como vermelho, laranja, marrom e amarelo, que transmitem sensação de calor.

Texturas:
Use e abuse de tecidos como lã, tricô, pelúcia e linho para mantas, almofadas e roupas de cama.

Iluminação:
Utilize luzes mais amareladas e indiretas, como abajures e luminárias de piso, para criar um ambiente acolhedor.

Tapetes:
Tapetes felpudos ou com estampas aconchegantes ajudam a isolar o frio do piso e trazem conforto.

Elementos Naturais:
Adicione madeira, plantas, cestos de vime e cerâmica para trazer um toque acolhedor e natural ao ambiente.

Cortinas:
Cortinas mais grossas, como as de veludo, ajudam a isolar o frio e podem ser combinadas com tecidos mais leves para o dia.

Lareiras:
Se possível, invista em lareiras a lenha ou ecológicas para um toque extra de calor e aconchego.

Acessórios:
Mantas, almofadas, velas e até mesmo uma boa garrafa térmica com chá quente podem fazer toda a diferença.

Cozinha:
Crie um cantinho aconchegante na cozinha com velas, canecas e acessórios que remetem ao inverno, como um aparelho de fondue.

Tecnologia:
Considere o uso de aquecedores inteligentes e lâmpadas com controle de intensidade e temperatura para otimizar o conforto.

Autora Artigo: Celina Lago - Arquiteta Sustentável
Cartão Virtual: Celina Lago

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Jardim vertical: como fazer o seu passo a passo com a dupla da Folha Paisagismo

 


Você já se perguntou como fazer jardim vertical? Se sim, esse artigo é para você. Essa peça é uma das principais opções de decoração para a parte externa, seja ela um grande quintal ou uma varanda pequena.

Escolher uma parede para preencher com diferentes vasos de plantas é algo que pode ser feito de várias maneiras, mas a técnica da “parede verde”, em que nenhuma parte do concreto fica à mostra, é uma das melhores.

como fazer jardim vertical: Placa Para Jardim Vertical Natural Variado

Hoje você vai aprender como colocar ela em prática. Confira um passo a passo de como fazer jardim vertical feito pelos arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo!

Do que você vai precisar para fazer seu jardim vertical:

Criar seu jardim vertical é um processo que pode ser terapêutico e muito relaxante. Mas é importante conhecer os itens necessários para ter mais sucesso nessa jornada. Confira quais são:

  • 1 galão de tinta asfáltica;
  • 1 galão de esmalte sintético Preto Brilhante;
  • buchas;
  • parafusos gancho;
  • tela de aço reforçada de 15x15cm;
  • 10 abraçadeiras plásticas;
  • 1 lata de tinta spray Preto Brilhante;
  • 1 rolo de arame;
  • Plantas pendentes em cuia 21 preta;
  • Furadeira;
  • Broca para concreto (ou o material da sua parede);
  • Alicate de corte;
  • Chave Philips;
  • Tesoura;
  • Regador.
  • Apesar de opcionais, alguns acessórios para jardim podem ser usados para criar ainda mais charme.

    Confira o passo a passo de como fazer o jardim vertical

    Agora que você já sabe exatamente do que precisa, é hora de conhecer o passo a passo de como fazer um jardim vertical artificial de maneira simples, fácil e renovará o seu lar.

    Se você se interessa por jardim e varanda, vai saber disso.

    como fazer jardim vertical: Escada Para Jardim Vertical 3 Vasos

    Mas, vale lembrar da importância de optar por um lugar com o máximo possível de luz natural, caso suas plantas de preferência tenham essa demanda.

    1. Para saber como fazer jardim vertical, comece preparando a parede

    Um jardim vertical precisa ser regado constantemente. Por isso, a base da superfície em que ele será construído deve estar bem preparada para resistir à água. Uma boa dica é usar um galão de tinta asfáltica para impermeabilizar a parede.

    Uma vez que ela estiver seca, pinte também a malha pop com o esmalte sintético preto brilhante. Espero o tempo necessário para a secagem das duas partes antes de continuar o processo.

    como fazer jardim vertical: parede

    2. Faça um bom suporte para o seu jardim vertical

    Com a parede pronta, é hora de partir para o próximo passo. Comece medindo e marcando os lugares em que vai furar a parede. Espalhe os oito furos de forma que o suporte dos vasos fique bem firme.

    Instale as buchas e enrosque os parafusos gancho na parede. Se for necessário, conte com a ajuda de uma chave de fenda para facilitar o movimento.

    como fazer jardim vertical: preparaçaõ de suporte

    Finalize prendendo os ganchos na malha pop com abraçadeiras plásticas, corte o excesso que sobrar e use a tinta spray para pintar cada um deles e deixar toda a estrutura preta e imperceptível.

    3. Garanta o encaixe dos vasos com um arame

    Nesse ponto, você pode precisar de ferramentas para jardinagem. Para que os vasos fiquem presos na tela de aço, você vai precisar cortar, dobrar e pintar de preto pedaços de mais ou menos 15 centímetros de arame. Encaixe como na imagem dois pedacinhos de arame em cada vaso, nos furinhos que já vêm nele..

    como fazer jardim vertical: encaixe do vaso com o arame

    4. Posicione os vasos na tela de aço

    Agora você está mais perto do que nunca de saber como fazer um jardim vertical simples. Depois de colocar os arames em todos os vasos, comece a posicioná-los na malha pop. Deixe 15 centímetros de espaço entre um vaso e outro na primeira fileira.

    Na segunda, encaixe os vasos na direção do espaço da fileira anterior. Siga essa sequência até finalizar toda a tela, dispondo as plantas de acordo com o seu gosto pessoal.

    como fazer jardim vertical: Kit Jardim Vertical Fibra de Coco Marrom

    Uma dica: na hora de escolher as espécies, opte pelas que têm as mesmas necessidades de iluminação e rega e que sejam compatíveis com a incidência de sol e vento no local onde o jardim vertical for montado.

    Finalize regando cada um dos vasinhos e mantenha o hábito sempre no início da manhã ou no final da tarde.

    Por que investir em um jardim vertical?

    Saber como fazer um jardim vertical artificial gastando pouco é uma forma de trazer beleza e vida a espaços internos e externos. Mas a parte visual é apenas uma das vantagens desse projeto.

    Por acrescentarem um toque natural ao ambiente urbano, ele gera mais calma e tranquilidade. Também melhora a qualidade do ar, filtrando poluentes e liberando oxigênio.

    Há até chances do jardim funcionar como isolante térmico e acústico, reduzindo o calor e absorvendo ruídos.

    como fazer jardim vertical: Painel Para Jardim Vertical Preservado

    Caso queira saber como fazer um jardim vertical com pallet, ainda há as chances de reciclar um produto e dar uma vida nova ao espaço sem precisar gastar muito.

    Por fim, é fácil de fazer e manter. Qualquer espacinho pode servir como base para começar em sua jornada de como fazer um jardim vertical barato e poucos minutos de cuidado são suficientes por dia para garantir a saúde das suas plantas.

    Agora que você já sabe como fazer jardim vertical, é hora de investir em produtos de qualidade para começar o seu projeto. A Leroy Merlin tem uma categoria de jardinagem ampla, moderna e repleta de opções para você. Vale a pena conferir!

    Fonte: Leroy Merlin

    domingo, 10 de agosto de 2025

    Designer cria purificador de ar que usa plantas para limpar o Ambiente

    Inspirada na metamorfose da borboleta, a designer Sherly Gunawan, formada em Design de Produto da Faculdade de Artes LaSalle, em Singapura, desenvolveu um purificador de ar inovador que purifica o ambiente através da utilização de vegetação natural.



    Inspirada na metamorfose da borboleta, a designer Sherly Gunawan, formada em Design de Produto da Faculdade de Artes LaSalle, em Singapura, desenvolveu um purificador de ar inovador que purifica o ambiente através da utilização de vegetação natural.

    Considerando o fato de que o ar interior pode ser mais poluído que o exterior, o GreenAir é um aparelho destinado aos ambientes internos, ecológico, que usa plantas vivas para criar ar fresco. Pesquisas têm demonstrado que certas plantas são purificadores de ar natural altamente eficazes.

    As plantas absorvem os contaminantes do ar através das folhas e raízes e esses poluentes servirão de nutrientes para as plantas. A combinação das raízes e o carvão ativado tem demonstrado a capacidade de remover uma grande quantidade de poluentes do ar de ambientes internos.

    O projeto conceito tem um ventilador interno que puxa o ar de fora para a área de raiz, utilizando o painel solar como fonte de energia. Assim, maior quantidade de contaminantes pode ser purificados em um tempo menor. Ele também tem sistema de irrigação próprio, utilizando fio de nylon como extensão da raiz. Assim, as plantas podem absorver a água de acordo com as necessidades.

    O “vaso” é feito de materiais biodegradáveis e​, quando a planta cresce, ela pode ser transferida diretamente para o solo e a decomposição deste material servirá de nutrientes para a planta.

    Fonte: Ciclo Vivo







    sábado, 9 de agosto de 2025

    10 plantas que ajudam a proteger sua casa e atraem boas energias

    Enquanto muitas pessoas, para manter o corpo e a mente em harmonia, passaram a exercitar melhor a prática da leitura, da música e da meditação, outras encontraram por meio do cultivo de plantas uma forma de reencontrar o equilíbrio físico e mental. Confira abaixo 10 plantas que protegem sua casa e atraem boas energias.

    1. Lírio da Paz
    O Lírio da Paz é uma planta mística e como o próprio nome já diz, significa “paz”. No ambiente, o Lírio da Paz auxilia na purificação do ar e ajuda no equilíbrio do ambiente, uma vez que é capaz de sugar as energias negativas emitidas por pessoas vivas ou por espíritos. Esta planta inclusive tem a capacidade de limpar as ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos celulares e eletroeletrônicos.
    O Lírio da Paz ajuda no equilíbrio do ambiente e combate pensamentos negativos. Fonte: Arpad
    2. Alecrim
    O Alecrim que antes era usado muito na cozinha, passou a fazer parte de diferentes ambientes da casa. Afinal, essa erva tem a capacidade de trazer benefícios tanto para o nosso corpo como para a nossa alma. Dentre as suas poderosas propriedades, podemos destacar que o Alecrim afasta as energias negativas, atrai felicidade e harmonia, alivia o estresse, aumenta a auto estima e ajuda no raciocínio.
    O Alecrim atrai amores sinceros e felicidade. Fonte: Adobe Stock
    3. Antúrios
    O cultivo de Antúrios eleva a vibração da compaixão, desperta sentimentos altruístas por tudo aquilo que nos cerca e ajuda a compreender a prática do desapego em relação aos lugares, objetos e pessoas. Além disso, o Antúrio favorece os relacionamentos familiares e amorosos, a prosperidade e a criatividade.
    Os antúrios vermelhos ajudam a ativar a área do sucesso. Fonte: Pinterest
    4. Árvore da Felicidade
    A árvore da felicidade, como seu próprio já diz, tem o poder de atrair felicidade, fortuna, bem-estar e alegria para o ambiente. No entanto, segundo a cultura popular, a Árvore da Felicidade traz fortuna para o lar, apenas se for ganhada de uma outra pessoa. Vale ainda comentar que essa planta especial tem a capacidade de ativar positivamente as áreas dos relacionamentos.
    Plantas que protegem sua casa: a árvore da felicidade quando cultivada traz fortuna para o lar. 
    Fonte: Chiyiars
    5. Bambu da Sorte

    Segundo a tradição oriental, o poder místico do Bambu da Sorte é ativado quando dado de presente em ocasiões que marcam um novo começo, como mudança de casa, casamento ou nascimento. Cheio de simbolismo e beleza, o significado do Bambu da Sorte pode variar conforme a quantidade de caules presentes no vaso de plantas. Por exemplo:Dois caules: desperta a união e traz sorte no amor;
    Sete caules: atrai saúde para as pessoas do ambiente;
    Vinte e um caules: atrai grandes bênçãos para a saúde e prosperidade.
    Plantas que protegem sua casa: o Bambu da Sorte transmite boas vibrações ao ambiente. 
    Fonte: Pinterest
    6. Girassol
    O girassol simboliza a luz, a positividade, o calor, o poder, a força, a vivacidade e a alegria. Afinal, suas flores se posicionam majestosamente na direção do sol durante o dia todo. Na decoração, a beleza da flor do girassol e seu formato marcante transformam diferentes ambientes da casa.
    O girassol atrai positividade, força e felicidade. Fonte: Pinterest
    7. Cactos
    Os cactos são grandes purificadores de ar e verdadeiros guardiões. Estas plantas são responsáveis por afastar pessoas mal intencionadas, intrusos, inveja e ajudam a absorver energias eletromagnéticas dos eletrodomésticos. O cacto quando dado de presente caracteriza uma mensagem de coragem e firmeza para a pessoa enfrentar os desafios da vida.
    Plantas que protegem sua casa: os cactos são guardiões e purificadores do ambiente. 
    Fonte: Pinterest
    8. Samambaia
    A samambaia é uma das espécies mais antigas da Terra e por conta das suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar a inveja, olho-gordo, mau-olhado e demais energias negativas presentes no ambiente. A samambaia por sua vez atrai prosperidade, coragem e também ajuda a melhorar a qualidade do ar do ambiente, filtrando poluentes como formaldeído e xileno.

    9. Jasmim
    Conhecida como a planta perfeita para os casais, a jasmim tem o poder de beneficiar as relações no campo espiritual e fortalecer os relacionamentos. Não à toa que muitos estudiosos sobre fitoenergética e Feng Shui aconselham cultivá-la em espaços que você mais compartilha com seu(a) parceiro(a), já que a planta ativa o romance.
    Plantas que protegem sua casa: a Jasmim restaura a confiança e otimismo. 
    Fonte: Revista Casa e Jardim
    10. Avenca
    Com folhagem densa e podendo chegar a 30 ou 40 cm de altura, a Avenca é uma planta muito especial que oferece muitos benefícios para aqueles que a cultivam. No ambiente, a Avenca tem a capacidade de absorver energias negativas e na presença de inveja suas pequeninas folhas murcham.
    Plantas que protegem sua casa: a Avenca afasta energias negativas, segundo a cultura popular. Fonte: Simplichique

    Dica Extra: quais plantas colocar na porta de entrada?
    Além das espécies mencionadas acima, existem inúmeras outras plantas que protegem sua casa e que também são constantemente usadas na porta de entrada, sendo elas: espada de São Jorge, arruda, lavanda, gerânio, zamioculca e pimenta.
    Por fim, vale comentar que para aqueles que tem crianças ou pets, vale uma pesquisa mais aprofundada sobre cada espécie de planta mencionada.
    E aí, o que você achou desses exemplos de plantas que protegem sua casa? Gostou? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus familiares e amigos a também se reconectarem com a natureza!




    sexta-feira, 8 de agosto de 2025

    Feng Shui 2025 – Estrelas Voadoras Anuais

    Como usar o Feng Shui para harmonizar sua casa em 2025, com base nas Estrelas Voadoras anuais.

    No Feng Shui, as Estrelas Voadoras são os nove padrões vibratórios que se distribuem nos ambientes. Com suas qualidades, estas vibrações irão interagir com as pessoas que permanecem naqueles locais. As Estrelas Voadoras podem exercer influências benéficas ou nocivas, conforme os potenciais que manifestam.

    As Estrelas Voadoras são uma das técnicas mais precisas e eficazes do Feng Shui Tradicional Chinês. Neste método, usamos a data de construção e a direção da face do imóvel para calcular seu Mapa de Estrelas. As combinações de estrelas presentes em cada um dos oito setores revelam toda a gama de potenciais energéticos que influenciam quem permanece ali.

    Esse mapa de Estrelas Voadoras é permanente, assim como o mapa astral de uma pessoa, que é calculado com base em sua data e local de nascimento. O estudo das Estrelas Voadoras fixas de um imóvel pode ser usado para escolher a distribuição ideal do mobiliário, bem como os materiais, formas e cores mais adequados para cada ambiente.

    Na astrologia encontramos o estudo dos trânsitos, que nos mostram como as diferentes posições dos astros ao longo do tempo trazem novas nuances ao mapa natal fixo de uma pessoa. De maneira semelhante, no Feng Shui temos as Estrelas Anuais, influências temporárias que incidem sobre todos os imóveis igualmente.

    Caso você conheça o mapa de estrelas voadoras do seu imóvel, deverá levar em consideração a interação das estrelas anuais com as estrelas fixas em cada um dos oito setores. Mas as estrelas anuais também exercem uma influência direta sobre as pessoas, independente do mapa de estrelas voadoras do imóvel.

    Quando queremos conhecer nossas tendências na vida, nossos dons e desafios, nada substitui um mapa astral personalizado, não é? Por outro lado, ninguém nega a grande utilidade de conhecer os períodos de mercúrio retrógrado, por exemplo. Essa é uma informação útil, mesmo quando não sabemos como esse trânsito está afetando pessoalmente nosso mapa astral.

    No Feng Shui, conhecer o mapa de estrelas voadoras do seu imóvel te permitirá o máximo aproveitamento de cada um dos potenciais do seu imóvel, seja residencial ou comercial. Mesmo que você ainda não tenha realizado um estudo personalizado do Feng Shui das Estrelas Voadoras da sua casa, você pode aproveitar as dicas do Feng Shui para as Estrelas Anuais de 2025. Colocando em prática as sugestões deste artigo, você poderá harmonizar seu imóvel com as influências do Ano da Serpente, maximizando as tendências positivas, e minimizando as influências desfavoráveis.

    Quando começou o Ano da Serpente de Árvore Yin em 2025?

    No Feng Shui, usamos como referência o Calendário Solar Chinês, diferente do Calendário Lunar Chinês, que define as datas das comemorações populares de Ano Novo na China. Segundo o calendário Solar, em 2025 o Ano da Serpente de Árvore Yin começa em 3 de fevereiro, às 11h11 (Horário Brasileiro GMT -3). Você pode, então, aplicar as dicas compartilhadas aqui a partir desse dia.
    Conheça os Cinco Elementos

    Para aplicar o Feng Shui Tradicional Chinês, você precisa conhecer as Cinco Fases, também chamadas de Cinco Elementos ou Cinco Movimentos. Cada fase corresponde a uma faixa vibratória específica. Os chineses, com sua percepção sensorial aguçada, somada a centenas de anos de observação e testes, descobriram quais cores, formatos e materiais vibram em cada uma dessas cinco faixas vibratórias.

    Ao aplicar as características de cada uma das Cinco Fases em nossas construções, estamos gerando uma combinação vibratória específica, como se fosse uma música ambiente. Não se trata de uma frequência de onda captada por nossos ouvidos, mas sim por nossos órgãos de percepção vibratória, como a glândula pineal, a pele, os ossos e as cavidades.

    Existem, ao todo, nove estrelas, que ocupam os oito setores de um imóvel mais o centro. Para harmonizar as Estrelas Anuais no Ano da Serpente, usaremos em cada setor um ou mais dos Cinco Elementos.

    Cada Fase reverbera de forma particular com o padrão vibratório de cada estrela. As diferentes características das Cinco Fases poderão ser usadas para adequar os ambientes às estrelas presentes em cada um dos oito setores da construção em 2025.

    Veja abaixo as características de cada uma dessas Fases, e como elas podem ser aplicadas nos ambientes.
    Árvore

    Cores: verde, azul claro
    Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros
    Materiais: plantas em geral, bambu
    Sugestões de uso: uma manta com listras verticais em tons de verde e azul, um quadro com imagem de árvores altas ou coqueiros, um jarro de flores em formato cilíndrico na cor turquesa ou verde, um porta-retrato retangular vertical com moldura na cor verde.

    Fogo

    Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura
    Formas: triângulos, pirâmides, estrelas
    Materiais: lâmpadas e velas acesas
    Sugestões de uso: uma luminária em tons vermelhos e formas pontiagudas, um tapete tipo kilim em tons de vermelho e rosa, almofadas e mantas com estampa em formato triangular ou estrelado, enfeites de acrílico em formato de estrela e cor quente.

    Terra

    Cores: amarelo, marrom, bege
    Formas: quadrado, linhas horizontais
    Materiais: pedras, vasos de argila e cimento
    Sugestões de uso: potes quadrados em pedra ou cerâmica na cor natural, quadros com formato retangular horizontal e moldura amarela, um tapete quadrado em tons de bege e marrom, almofadas quadradas na cor amarela ou ocre, pufes quadrados ou retangulares em tons de terra.

    Metal

    Cores: dourado, prateado, branco, cinza
    Formas: círculos e arcos
    Materiais: todos os metais, som de metal, cabaças douradas, spray de alecrim
    Sugestões de uso: uma cabaça dourada, almofadas redondas em tecido prateado e dourado, porta-retratos em formato oval com moldura cromada, um vaso decorativo em metal e formato redondo ou oval.

    Água

    Cores: preto, azul cobalto, azul marinho
    Formas: formas sinuosas e irregulares
    Materiais: não se usa água real para este elemento
    Sugestões de uso: um quadro em preto e branco com ilustrações de gatos ou baleias, um vaso azul marinho com formas sinuosas, almofadas com estampa ondulada em tons de azul escuro e preto, uma mesa de centro preta em formato de feijão, uma manta de sofá com estampa de zebra.

    Em nossos álbuns do Pinterest, temos várias referências de objetos de decoração adequados para cada uma das Cinco Fases.

    Marque os 8 setores na sua planta baixa

    No Feng Shui Tradicional Chinês, os oito setores seguem as direções da rosa-dos-ventos, que é vinculada ao Norte Magnético. (Esse aspecto é bem diferente do neo-Feng Shui do Chapéu Preto, que sempre usa a parede da porta de entrada como referência para o canto do Trabalho.)

    Caso você não tenha a planta baixa do seu imóvel, pode medir os cômodos e usar um papel quadriculado para desenhá-los com as proporções corretas. Não precisa ser um desenho profissional, basta ser fiel às dimensões dos cômodos.

    Para encontrar a direção do Norte Magnético no seu imóvel, você precisará de uma bússola. Para informações detalhadas sobre a medição com a bússola, veja nossos Tutoriais. (Aplicativos de bússola para celular precisam estar bem calibrados. Caso contrário, a leitura pode sair muito errada.)

    Partindo do centro da planta baixa, marque as posições dos oito setores (também chamados no Feng Shui de oito palácios). Veja abaixo um exemplo de como fica uma planta baixa com os setores marcados:
    Não é tão difícil quanto parece à primeira vista. Para facilitar essa tarefa, criei um tutorial gratuito ensinando como usar as informações da internet para descobrir o Norte Magnético do seu imóvel sem precisar de uma bússola. O tutorial também inclui as instruções completas para marcar os setores na planta baixa.

    Tudo pronto? Já está com sua planta baixa preparada? Vamos à parte mais aguardada…
    Harmonizando o Feng Shui de 2025

    Esse ano, temos a estrela 2 no centro do mapa, e a partir dela as outras estrelas se distribuem nos oito setores. Observe o mapa e anote os números das estrelas nas direções correspondentes da sua planta baixa.

    Na China, a tradição é desenhar os mapas com a direção Sul para cima. No Feng Shui também seguimos esta tradição. Fique atento a esse detalhe no nosso mapa de estrelas!

    Estrela 2 ⇒ Centro

    A estrela localizada no centro é como uma regente. Ela influencia o imóvel como um todo, e não somente a região central da construção. Seus potenciais influenciarão a todos os imóveis, de todo o planeta.

    A Estrela 2, regente do ano de 2025 fala de lentidão, estagnação e problemas de saúde. Isso não quer dizer que todos os habitantes do planeta ficarão doentes nesse ano, mas sim que, de uma forma geral, é um ano em que convém atenção à saúde, mantendo os exames em dia e não descuidando de sintomas aparentemente inofensivos.

    É um ano em que os erros podem ser percebidos com mais facilidade, tanto na saúde quanto na parte financeira e profissional. Encare esses problemas que vem à tona como uma oportunidade de corrigir e melhorar.

    Não espere um ano muito dinâmico, pois tendência é o que o ritmo geral seja mais lento que 2024.

    Se você usa a região do centro do imóvel com frequência ou aqui está a sua porta de entrada, vale a pena colocar uma cabaça dourada no local em 2025. Esse é um remédio tradicional chinês para purificar a vibração de estagnação da estrela 2.Para minimizar os riscos, use a fase Metal: formas circulares e esféricas, dourado, prateado, branco e cinza.
    Mantenha os exames de saúde em dia.
    Evite Fogo e Terra, que podem agravar problemas de saúde ou dificuldades financeiras.

    Quer comprar sua cabaça com desconto na loja virtual www.estrelasvoadoras.com.br? Clica aqui e usa o cupom CASAQUANTICA.

    Estrela 1 ⇒ SE:4

    A estrela 1 é uma das estrelas mais benéficas do Feng Shui. Ela favorece a inteligência, sabedoria, fama e riqueza. Além disso, tem especial influência sobre a vida acadêmica, facilitando a fluidez na comunicação. Ela traz ainda sensibilidade, inspiração, intuição, aprofundamento de sentimentos e conhecimentos.

    O setor Sudeste não é a posição mais favorável para a estrela 1, deixando-a um pouco enfraquecida e comprometendo sua capacidade de gerar prosperidade. Por isso, precisamos cuidar bem desse setor em nossa casa, garantindo suporte à estrela 1.Para fortalecer, use a fase Metal.
    Espelhos redondos com moldura de metal são excelentes.
    Evite muita Terra e Fogo no palácio Leste esse ano.

    Estrela 3 ⇒ NO:6

    Em 2025, encontramos, no setor Noroeste, a Estrela Anual 3, de natureza impulsiva e competitiva. Caso toda essa potência não seja canalizada em atividades cotidianas produtivas, é grande o risco de efeitos colaterais, como: roubos, acidentes, brigas, ações judiciais;

    Estrela que estimula a competitividade e a ação vigorosa, podendo trazer lucros para corretores de imóveis, advogados e atletas, por exemplo. Para aqueles que não são competitivos, pode acarretar brigas, conflitos, acidentes, problemas judiciais, perda de dinheiro em disputas ou roubos.

    Ao se posicionar no Noroeste, a Estrela 3 tem agravados seus potenciais para ações judiciais, acidentes e conflitos. Fica também aumentado o risco de lesões musculares ou nos tendões, e problemas no fígado e vesícula.

    Se você usa este local com frequência ou aqui está a sua porta de entrada, cuidado com atitudes impulsivas. Num estabelecimento comercial, evite deixar o caixa ou a mesa do contador neste setor em 2025, pois haverá tendência a desvios e furtos. A não ser que o proprietário permaneça sempre no local e o negócio seja altamente competitivo e focado no lucro.Para minimizar os riscos, use a fase Fogo.
    Reforce a segurança de portas e janelas no Noroeste em 2025.
    Evite Água e Árvore, que aumentam os potenciais negativos.
    Em caso de problema de saúde nas partes do corpo mencionadas, use pouca Água, próxima ao seu local de permanência.

    Estrela 4 ⇒ O:7

    A estrela 4 ajuda quem está sob sua influência a se tornar mais romântico e criativo. Ela te torna mais sexy e atraente, favorecendo o romance. Mas ela não garante qualidade, e você pode acabar entrando numa furada se não estiver atento.

    Para quem está em um relacionamento monogâmico, a Estrela 4 tanto pode acender a chama da paixão, quanto exagerar e causar um triângulo amoroso. Cabe a você avaliar os riscos e benefícios.

    Essa estrela favorece os negócios relacionados à arte e à beleza, desde galerias de arte até consultórios de estética. Ela também beneficia a criatividade e os estudos, inclusive concursos e área acadêmica.

    Ao se posicionar no Oeste em 2025, a estrela 4 acaba sofrendo de limitações em suas manifestações, podendo acarretar rupturas nos relacionamentos, bloqueios criativos ou fracasso em concursos, por exemplo.Para favorecer a criatividade e o romance, e deixar a estrela 4 mais confortável, é essencial a presença do elemento Água.
    Quando houver excesso de confiança na própria inteligência, irresponsabilidade nos estudos ou problemas no romance, pode ser usado um pouco da fase Fogo.
    Evite ali fontes de sha qi (energia agressiva, nociva) e a fase Metal.

    Água para estimular romance e criatividade
    Fogo para minimizar problemas no romance

    Estrela 5 ⇒ NE:8

    A estrela 5 costuma assustar quem conhece um pouco do Feng Shui Tradicional Chinês. Isso porque ela é a estrela que pode trazer mais efeitos negativos a quem sofre sua influência.

    O potencial dessa estrela está ligado a problemas sérios de saúde, doenças recorrentes e debilitantes. Ao ocupar o palácio Nordeste, indica que os problemas de saúde podem afetar a região abdominal como um todo, e em especial estômago, baço e pâncreas. Também existe risco aumentado para as mãos e punhos e para o nariz.

    No aspecto financeiro, há tendência a estagnação financeira e falta de oportunidades, grandes perdas financeiras ou bloqueios, podendo chegar até mesmo ao desemprego ou à falência.

    No campo emocional, haverá uma propensão à acomodação e à teimosia causando escolhas equivocadas. Se você permanece muito tempo neste setor da sua casa ou empresa, cuidado para não se tornar um tirano.

    Ao visitar o setor Nordeste em 2025, essa Estrela recebe suporte da energia de Terra ali presente, o que pode agravar a tendência à estagnação no local. Evite longa permanência no local.
    Use som de metal:música suave de piano, violão, harpa (ao vivo ou uma caixa de som)
    um relógio de pêndulo que toque a cada hora
    Geosounds – Sons de cura para a Terra, disponível para download em bit.ly/geo-sounds
    tocar um sino pin tibetano duas ou três vezes por dia
    se a porta de entrada estiver nesse local, usar um sino pin para porta
    Use essência de alecrim, em sprays para ambiente ou difusores a frio (não use difusores por aquecimento).
    Decore o local com objetos redondos e de tons metálicos (dourado, prateado, cobre) de preferência brilhantes.
    Use as cores amarelo, branco, cinza.
    Evite cores e formas de Fogo e Árvore.
    Evite realizar obras e cavar o solo na direção deste palácio.

    Quer comprar seu sino pin com desconto na loja virtual www.estrelasvoadoras.com.br? Clica aqui e usa o cupom CASAQUANTICA.

    Estrela 6 ⇒ S:9

    Essa estrela traz destaque para as questões profissionais. Ela estimula a ambição, o crescimento profissional e a autoridade. Se você permanece nesse setor, receberá um impulso extra para definir metas e traçar planos para alcançá-las.

    Profissionais como juízes, militares e treinadores, e todas as pessoas em posições de comando, podem se beneficiar grandemente da influência dessa estrela, que é especialmente favorável para homens.

    No campo afetivo, no entanto, a estrela 6 pode trazer uma certa frieza e falta de empatia nos relacionamentos.

    A energia do setor Sul prejudica a estrela anual 6 e pode acarretar conflitos e problemas de autoridade, principalmente para homens adultos e pessoas em posição de comando. Além disso, pode afetar a saúde dos pulmões e da cabeça.Pare fortalecer os bons potenciais, use Terra no Sul em 2025.
    Evite Fogo e Árvore, que podem agravar os conflitos.

    Estrela 7 ⇒ N:1

    Potencial para perdas pessoais e financeiras. Risco de roubos, acidentes, conflitos e ações judiciais. No aspecto de saúde, podem ocorrer cirurgias, hemorragias e abortos, além de risco por ferimentos com objetos metálicos.

    Sob influência dessa estrela, as palavras podem se tornar agressivas e ferinas, e há risco de intrigas e maledicência.

    Por outro lado, esta estrela favorece a comunicação e a propaganda, o flerte, a medicina e as atividade de cura em geral, bem como os estudos metafísicos. É possível ganhar dinheiro com estas atividades estando no Norte em 2025.

    A energia básica do setor Norte ajuda a suavizar, naturalmente, o potencial agressivo dessa Estrela. Ainda assim, é importante cuidar do setor, para garantir que estaremos reduzindo os riscos da Estrela 7.

    Caso este seja um local importante na sua casa, como quarto de dormir, porta principal ou local de trabalho, uma forma prevenir perdas involuntárias é exercitar a doação, seja de coisas materiais ou de seu tempo e sua atenção a quem precisa. A estrela 7 pede desapego.Engaje-se em atividades sociais, obras de caridade. Escolha como se doar.
    Use a fase Água para minimizar os potenciais nocivos dessa estrela.
    Evite a presença da Terra e do Fogo no Sul em 2024.

    Estrela 8 ⇒ SO:2

    A estrela 8 é uma estrela benéfica e pacífica, que traz potencial para ganhos financeiros estáveis, facilita poupar dinheiro e favorece a aquisição de imóveis. Mas ela é uma estrela de movimentos lentos, portanto, não espere um grande retorno em investimentos de risco.

    Para quem permanece sob a influência dessa estrela em 2025, o dinheiro vem como consequência do trabalho produtivo, e não de atividades de especulação. Mas o setor não favorece as atividades dependam de competitividade. Mantenha seus pés no chão. Essa estrela favorece a estabilidade no emprego, para quem é assalariado.

    Outra propriedade da estrela 8 é ser amiga da boa saúde e dos relacionamentos estáveis, com compromisso. Mas ela não será de muita ajuda se você estiver buscando fortes emoções e aventuras.

    A energia do Sudoeste dá suporte à Estrela 8, porém pode torná-la ainda mais pacífica, podendo até ficar lenta demais.Para estimular os bons potenciais e trazer mais dinamismo, use a fase Fogo.
    É um bom setor esse ano para acender velas e incensos.
    Evite as fases Árvore e Metal no Sudoeste em 2025.

    Estrela 9 ⇒ E:3

    A estrela anual 9, presente no setor Leste em 2025, é a estrela mais dinâmica de todas. Ela favorece a fama, o crescimento rápido, o trabalho cooperativo, as festas, casamentos e celebrações.

    Quem permanece neste local ou tem aqui sua porta de entrada, terá um ano movimentado, com muitas atividades e vida social intensa. É um bom setor para quem está querendo dar um gás a novos empreendimentos, propiciando retorno financeiro rápido.

    A energia dessa estrela traz muito dinamismo, podendo chegar a excessos. É uma ótima estrela para novos empreendimentos, que precisam de lucro em curto prazo. Mas não conte com ela se o que deseja é manter o que já tem, pois a roda gira e você pode acabar caindo.

    Para se beneficiar das boas qualidades da estrela 9, você precisa compartilhar seus dons, deixar que o mundo conheça o que você tem a oferecer. Invista nessa estrela se estiver planejando deslanchar nas redes sociais.

    O setor Leste é naturalmente favorável à Estrela 9. Por isso, não é necessário tomar nenhuma providência específica para ativá-la. Basta usar o setor para suas atividades e aproveitar essa energia. No entanto, é sempre bom garantir que o ambiente não prejudique a harmonia existente.A fase Árvore estimula os bons potenciais da estrela 9.
    Para favorecer a fama, use uma palmeirinha ou bambu.
    Para favorecer o romance, use um vaso de flores, de preferência vermelhas, rosas ou laranjas.
    Evite as fases Água e Terra no Leste em 2025.

    Com essas recomendações, você pode ajustar sua casa e aproveitar ao máximo os potenciais do Ano da Serpente de Árvore Yin.

    Fonte: Aline Mendes